sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tiago Leifert fala sobre o Central da Copa



Sensação de dever cumprido. É assim que Tiago Leifert retorna para São Paulo, logo após 31 dias de Copa do Mundo. O formato e a dinâmica do programa Central da Copa renderam muitos elogios ao apresentador e ao seu fiel companheiro, o comentarista Caio Ribeiro. Mas quem pensa que este bate-bola é novidade está enganado. Os dois trabalham juntos há um ano e meio no Globo Esporte de São Paulo, programa apresentado e editado por Leifert.

Uma apresentação mais descontraída e natural, que dispensa a ajuda do TP (teleprompter). É assim que Tiago Leifert conduz o Globo Esporte, características que trouxe para a Central da Copa. O que já era admirado pelos paulistas, agora virou mania nacional. Para ele, o grande diferencial do programa sobre os jogos do mundial foi a presença do público no estúdio.

- Eu nunca tinha feito nada com plateia na vida. Eu achei mais fácil do que apresentar sozinho, porque você vê a reação das pessoas na hora, elas te acrescentam um negócio e você cria em cima, devolve a pergunta. Elas te ajudam a fazer o programa – conta o paulista, que adorou a estadia no Rio de Janeiro e garante que sentirá saudades.

Muitos momentos marcaram o apresentador na Central da Copa, entre eles, as brincadeiras envolvendo Caio Ribeiro. Leifert conta que entrar na casa do Big Brother Brasil para gravar o vídeo sobre o “confinamento” do comentarista foi uma emoção à parte para eles:



- Eu e Caio adoramos o BBB, eu compro o paper-view todo ano. Quando a gente entrou na casa, nós não acreditamos, ficamos muito empolgados. Além disso, essa ascensão do Caio como um personagem de televisão, uma pessoa querida e carismática, foi muito legal. A gente tem muito carinho por ele e poder ver que as pessoas agora têm esse mesmo carinho é bacana – diz ele, que também destaca o encontro do repórter César Tralli com o "menino do sovete" como um momento marcante.

O apresentador também recorda a brincadeira com Galvão Bueno e a campanha "Cala a boca, Galvão", que fez muito sucesso na internet. Ele lembra da importância do narrador para os torcedores brasileiros.

- Nossos chefes aqui começaram a achar muito engraçada essa história e decidiram fazer alguma coisa a respeito porque, acima de tudo, isso é uma brincadeira brasileira. O Galvão faz parte da cultura do esporte brasileiro. Ele entende isso e leva na esportiva.

O momento mais difícil para Tiago Leifert foi entrar ao vivo logo após a derrota da seleção brasileira, na partida contra a Holanda.



- Eu também sou torcedor e foi duro ali na hora. Eu não fiz questão de me controlar nem de disfarçar. Eu estava chateado, fui para o ar chateado. Meu diretor falava: “anima!”, mas não dava para animar – confessa.

Para ele, substituir comentaristas profissionais por torcedores foi um grande trunfo do programa. Apesar das poucas horas de sono e do trabalho pesado, ele se sente satisfeito com o resultado e pretende repetir a dose:

- O que a gente fez aqui eu poderia fazer para o resto da vida nos próximos quatro em quatro anos. Eu gostei muito. Ter o contato com as pessoas, a liberdade para editar e criar foi muito leal. O espaço era maravilhoso, o estúdio era bonito, a equipe estava empolgada, desde a técnica até a engenharia e a arte. Isso não tem preço. Estou voltando para São Paulo muito cansado, mas muito feliz – confirma.

6 comentários:

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Viviane Coutinho, FC Tiago Leifert. FC Tiago Leifert said: Tiago fala sobre os momentos mais marcantes no Central da Copa - http://tinyurl.com/236w3pr [...]

    ResponderExcluir
  2. Saudades!!! volta logo p o globo esporte!

    ResponderExcluir
  3. Vou sentir muita falta...

    ResponderExcluir
  4. Perdemos a copa... (td bem:-() mas o pior pra mim foi acabar o "central da copa"... Tiago vai fazer falta!! Vou mudar pra São Paulo para assiti-lo no Globo Esporte....rsrs... seria uma boaaa.

    ResponderExcluir
  5. O Tiago vai ficar no Globo Esporte pro Brasil inteiro? Sou de Manaus e gostaria de ver este rostinho todos os dias, desculpa Glenda.

    ResponderExcluir
  6. Aline Bohadana Verdadeira22 de julho de 2010 às 05:51

    Por coincidencia vi esse comentario acima assinado com meu nome, mas digo com toda certeza que tem alguem se passando por mim, pois nao fui eu quem escrevi.E até onde sei Aline Bohadana é única, e mora em Belém do Pará e não em Manaus!!!!

    ResponderExcluir